O objetivo maior seria o de fazer um levantamento de memória sobre a relação entre a cidade de São Paulo e os moradores de cidades localizadas próximas "borda" da RMSP (Região Metropolitana de São Paulo). Mas, talvez iniciar pelo bairro Verava, que já conheço boa parte dos possíveis entrevistados, e também que já tenho algum material escrito e em áudio, o torne mais possível.

Por esse bairro irá passar a tubulação que irá transportar água do Reservatório da Cachoeira do França para Carapicuíba e arredores. Esse bairro também tem a peculiaridade de ter uma das maiores concentrações de produção orgânica, organizada a partir da agricultura familiar.

Outro fator é que pode ser feito um paralelo com um dos capítulos do livro "Bairros Rurais Paulista"da Maria Isaura de Queirós, que durante a década de 60 ela fez um levantamento sobre as transformações sofridas pelo bairro das Laranjeiras com a duplicação da Regis Bittencourt. Esse bairro está localizado há, aproximadamente 2o quilômetros do Verava.

Verava%20e%20a%20rede%20do%20sert%C3%A3o%20-%20vers%C3%A3o%20final.pdf

Exibições: 21

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Catalise para adicionar comentários!

Entrar em Rede Catalise

Comentário de Yully Henrique Fernandes em 26 abril 2013 às 13:02

Oi Julia! Muito boa sua ideia! 

Não sei exatamente qual o foco que você pretende dar, se será voltado pro urbanístico, ou ambiental, ou cultural e social, ou todos juntos....rs Mas, lendo sobre seu projeto lembrei de um documentário sobre o bairro do Pari, onde moro:http://www.youtube.com/watch?v=4y25ad7w6zg&playnext=1&list=.... Se te interessar assistir, tem ainda outras duas partes.... Lembrei dele, porque se não me engano, foi uma parceria de patrocínio com a prefeitura, através da secretaria de cultura. Lembro também que foi transmitido pela TV cultura, num especial sobre o aniversário de São Paulo, há alguns anos atrás, nesse especial havia também outros documentários sobre outros bairros...: http://www.tvtelinha.com/tv-cultura-especial-sao-paulo/4763/. Como disse, não sei exatamente qual enfoque você pretende dar ao projeto, e também não sei qual tipo de recurso você pretende utilizar ou qual material final você pretende produzir, talvez não seja necessariamente um vídeo, mas talvez esse exemplo possa te ajudar com alguma ideia ou até mesmo com alguma parceria de patrocínio. Esse documentário mesclou a memória de moradores mais antigos, com material fotográfico, estudos históricos e geográficos. E traçou uma linha histórica, mostrando sua evolução, e sua importância para a cidade como um todo através das décadas passadas e atualmente também. (Acho que se você assistir aos primeiros 5 minutos, já terá uma boa ideia de como é esse documentário...). 

© 2017   Criado por Rafael Ummus.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço