Interação online de grupos de trabalho em tempo real, interessante e produtiva I - ferramentas

Temos colaboradores espalhados por muitos lugares, e sabemos das potencialidades do trabalho coletivo. Porém, na maior parte das vezes, reuniões de trabalho ou estudo via internet, em tempo real, são experiencias frustrantes, ou muito aquém das possibilidades criativas e de efetividade.

Isso nos convida a pensar sobre como facilitar e que ferramentas utilizar para encontros online, em tempo real, de modo a potencializar a experiência.

Imaginei as seguintes fases neste processo: convite dos participantes e escolha do tema, agendamento do horário, chegada dos participantes e o encontro em si, visualização simultânea da produção do grupo e registro do encontro.

Utilizando o exemplo de um dos encontros da rede Catalise, para escolher os convidados e tema geral do encontro utilizamos uma ferramenta de enquete via Internet que se chama Survey Monkey.

Os temas escolhidos pelos 6 convidados que farão parte deste grupo tem a distribuição mostrada na figura ao lado.

Doodle facilita o processo de encontrar um horário comum entre todos.

A ferramenta de comunicação em tempo real que eu achei mais interessante é o Zoom. É como um skype, só que mais leve. Tem áudio, vídeo, janela de chat e compartilhamento de tela ( dá pra qualquer um de nós fazer uma apresentação de slides, ou mostrar sites, textos ou fotos para todos os outros). Assim como o skype, é necessário instalar um pequeno programa. Esse programa se instala automaticamente quando voce aceitar o convite para o encontro ( vou mandar no dia). Mas pode ser legal também instalar antes e dar uma olhada. Baixar aqui: Plugin Zoom. É possível gravar o audio e vídeo da conferencia com o mesmo Zoom. Uma alternativa é o AnyMeeting, que tem recursos de compartilhar apresentações e manifestações de humor ( por exemplo positivo, negativo, levantar a mão, mais devagar). Ele é um pouco mais trabalhoso para instalar e usar. Você conhece alguma outra alternativa ? 

A visualização compartilhada e em tempo real da produção do grupo é muito importante. Minhas sugestões são o RiseUp, que é uma caixa de texto com visualização simultânea entre todos ( ver exemplo em RiseUp ). Um pouco mais elaborado é o Coggle, um serviço de elaboração colaborativa de mapas mentais. Ver exemplo em Fazer a diferença. A caixa de chat é também uma ferramenta interessante e a maioria das ferramentas tem esse recurso.

Enviar links e apresentar as ferramentas aos participantes antes do encontro, e sugerir que os participantes cheguem um pouco mais cedo pode contribuir para construir empatia entre os convidados e facilitar o uso das ferramentas informáticas, que neste caso acabam sendo imprescindíveis.

Exibições: 24

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Catalise para adicionar comentários!

Entrar em Rede Catalise

© 2017   Criado por Rafael Ummus.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço