Exemplo de Edital de Chamada para Projetos

Segue link do edital de um programa de "responsabilidade ambiental" de uma empresa.

Programa Petrobras Ambiental

Este é um Programa relativamente antigo, volumoso e estruturado. Notem os procedimentos bem definidos para submissão de projetos. Detalhe, está aberta a chamada para região Sul-Sudeste.

No site tem também exemplos de projetos já executados.

Examinem, e discutimos sobre.

Abraço !

Exibições: 57

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Catalise para adicionar comentários!

Entrar em Rede Catalise

Comentário de Aline Lopes e Lima em 13 maio 2014 às 19:39

Obrigada por sua resposta, Rafael! Ótimo! Não conhecia esse GIFE, vou olhar com atenção. É sempre bom refrescar e lembrar que existem possibilidades paralelas (é um caminho mais árido, mas são escolhas...)

E também deu uma clareada sua explicação sobre os impostos... lógico, né? Já pensou fechar orçamentos em cima sem pensar nos leõezinhos? Nem com aspirinas e soníferos :)   

Valeu!

Comentário de Rafael Ummus em 10 maio 2014 às 14:37

Topico IntrodutórioTopico IntrodutorioOi Damiane e Aline. Eu comecei fazendo projetos voluntarios pequenos, com os recursos que tinha a mão. E ai a experiencia e tudo o mais foram crescendo !

Concordo contigo Aline, existe até a expressão "lavagem de imagem"... ! Obviamente que a Petrobras destrói muito mais do que o que os projetos conseguem "consertar". Existem fundos públicos, como o Fundo Nacional do Meio Ambiente e o Fundo Estadual para os Recursos Hídricos - FEHIDRO.  É também possível acessar alguma fundação ou instituto empresarial com mais credibilidade, existem muito pra escolher relacionados no GIFE. Existem também modalidades de financiamento colaborativo ( crowdfunding), acessivel em várias plataformas por exemplo o Catarse.

Sobre orçamento e impostos, depende do financiador. Alguns mais complicados outros menos... Em todo caso a gente sempre tem que levar isso em conta, em especial quando é preciso contratar serviços de terceiros, por exemplo, ou adquirir material importado. Tem muita gente que perdeu muito sono e $$ por não planejar e prever antes !

Comentário de Aline Lopes e Lima em 9 maio 2014 às 17:39

... por outro lado, como lidar com a possível incompatibilidade das propostas de projeto socioambientais com uma empresa como a Petrobrás? Que,inclusive, acaba de descobrir quantidades ainda maiores de petróleo do pré-sal?! Vejam... eles consideram em último critério o "17. Potencial de transformação da iniciativa de acordo com o contexto." (!!!) Há maneiras de puxar recursos de outra fontes, vinculadas desde princípio a práticas mais sustentáveis? Vocês sabem dizer outras fontes ou canais específicos para além daquelas do eixo Fapesp-Pipe/Natura/Boticário?

Comentário de Aline Lopes e Lima em 9 maio 2014 às 16:56

"2.6 - Para o orçamento de seu projeto, o Proponente deve considerar a incidência de todos os tributos e demais encargos e obrigações previstos em lei, incluídas as trabalhistas e as de direito autoral." - É um item simples? Há algum regulamento/ legislação simplificada para todo um complexo de atividades envolvidas em um projeto socioambiental ou estou criando pêlo em ovo?

Rafael, muito obrigada pelo link - bem interessante!

Comentário de Damiane Silvestre Coelho em 9 maio 2014 às 12:31

Olá Meu nome é Damiane e sou nova aqui na Rede. Meu sonho é colocar um projeto social em prática sempre tive várias idéias mas até agora não tive tempo para colocá-las no papel, e agora chegou a hora. Como sou nova na cidade onde estou não tenho contato com muitos profissionais interessados também numa empreitada social. Já conheço este edital da Petrobrás e também já pesquisei por outros como da Fundação Boticário. Gostaria de saber como vocês começaram, eu penso em iniciar colocando a ideia no papel fazendo um escopo do projeto, e depois procurar interessados e incentivos. Então como começar? 

--> Damiane, bem vinda, voce nao esta só, conte conosco para trocar ideias, experiencias e botar a mão na massa. Voce pode dar uma olhada neste Tópico Introdutório, que esta na nossa "Sala de Estudo". Lá voce vai ter ideia de qual é o ciclo geral de um projeto. Para começar, eu sugeriria ciclos de projetos curtos, algo como "micro-projetos", utilizando os recursos e público-alvo que estejam a mão. Sempre há... Enfim, de uma olhada lá no topico introdutório, e deixe observações ou dúvidas como comentário ao tópico. Aì seguimos a conversa ! Até !

© 2017   Criado por Rafael Ummus.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço