Rafael Ummus
  • Masculino
  • Cotia-SP
  • Brasil
Compartilhar

Amigos de Rafael Ummus

  • Diana Tavares Menezes da Costa
  • Rodrigo Rodrigues de Freitas
  • marília carneiro
  • MARLENA PINHEIRO SOARES
  • Solange C V Barbosa
  • Helder Rigonatto Vechi
  • Claudia Maria Carneiro Kahwage
  • Raquel Pereira
  • Felipe Brito Barbieri
  • Carolina Estéfano
  • Thiago de Castro Rabelo
  • Inara Laurindo Siqueira
  • Cristiane Tiemi B. Yoshikawa
  • Anna Claudia Leite
  • Carlos Diego

Discussões de Rafael Ummus

Autoorganização e emergência em comunidades-iniciativas

Iniciou esta discussão. Última resposta de Carolina Estéfano 27 Jul. 15 Respostas

Note a ponte ao lado. Onde está o…Continuar

Participativo ? Mas em que nível ?

Started 28 Abr 0 Respostas

Apesar da onipresença dessa palavra mágica, será que o que os espaços e métodos que estamos propondo, e onde estamos participando, podem ser chamados de participativos ?Sherry Arnstein, em seu…Continuar

Comunidades-iniciativas como redes sociais

Iniciou esta discussão. Última resposta de Carolina Estéfano 10 Maio. 5 Respostas

Uma das maneiras de enxergar nossa comunidade-iniciativa de sustentabilidade é como rede social. Esta postagem abre nossas conversas sobre a possibilidade de fazer isso ( olhar nossas comunidades…Continuar

Comunidades-iniciativas como sistemas complexos

Iniciou esta discussão. Última resposta de Carolina Estéfano 4 Abr. 7 Respostas

Estou curioso: alguma vez, nas…Continuar

Presentes recebidos

Presente

Rafael Ummus ainda não recebeu nenhum presente

Dar um presente

 

Página de Rafael Ummus

Informações do Perfil

Seria interessante escrever algumas linhas apresentando-se ao grupo
Olá pessoal tenho estudado e trabalhado com diagnóstico, planejamento e facilitação de processos em contextos de áreas protegidas e recursos hídricos, principalmente.

Atualmente estou terminando um doutorado sobre projetos de conservação e desenvolvimento em áreas protegidas, em que estudei vários casos no mundo e, com mais detalhe, o Médio Solimóes e o Norte Rupununi, na Guiana.

A comunidade onde atualmente me insiro socioecologicamente são os morros no alto Rio Cotia, onde a metrópole paulistana encontra a floresta.
Os conteúdos publicados na Plataforma Rede Catalise são públicos mas não é autorizada sua utilização comercial sem autorização do admnistrador da rede. Voce concorda
Sim
Áreas de interesse
biodiversidade, conhecimento ecológico tradicional, complexidade, facilitação sistêmica
Motivações do interesse na Rede Catalise
Conhecer experiências de comunidades de sustentabilidade, aprender, experimentar coletivamente. Descobrir lugares legais para visitar, aprender e compartilhar experiências.

Blog de Rafael Ummus

Participativo ? Mas em que nível ?

Postado em 18 abril 2017 às 9:30 0 Comentários

Apesar da onipresença dessa palavra mágica, será que o que os espaços e métodos que estamos propondo, e onde estamos participando, podem ser chamados de participativos ? 

Sherry Arnstein, em seu trabalho de 1969, propõe uma escala de oito tipos de participação que representam alguns dos níveis de participação possíveis em processos que envolvem planos, projetos, programas e políticas públicas. A própria autora admite que podem haver dezenas de outros níveis de participação, e que a…

Continuar

Enquete: Desafios metodológicos ou estratégicos no seu projeto, grupo ou ideia?

Postado em 13 março 2017 às 11:00 1 Comentar

Você está enfrentando algum desafio metodológico ou estratégico em seu projeto ou grupo ? 

Por problema metodológico quero dizer alguma dúvida ou inquietação em relação a como fazer algo. Por exemplo, quero que as reuniões fiquem mais animadas, ou, não sabemos como…

Continuar

Diante das crises, nem o estado e nem o mercado: os recursos comuns, e as comunidades

Postado em 12 março 2017 às 11:08 0 Comentários

Não é ciência, é (bom) jornalismo.

Este Monbiot escreveu uma série muito interessante de reportagens sobre de que modo os commons, e as comunidades, tem sido a base estrutural e funcional de muitas pequenas revoluções, que em alguns casos "scaled up and out".

Uma das reportagens que mais me chamou a atenção foi esta: Comunidade tomando o controle de…

Continuar

Edital de chamada para programa de apoio ao desenvolvimento de capacidades em comunidades de sustentabilidade

Postado em 5 março 2017 às 13:30 0 Comentários

A Rede Catalise está com inscrições abertas para o Programa Catalise sua Comunidade de Sustentabilidade (PCCS - Fase I) até o dia 20 de março. Tem por objetivo potencializar a implementação de ações de promoção da sustentabilidade socioecológica em comunidades locais.

O programa oferecerá, de maio a novembro de…

Continuar

Caixa de Recados (7 comentários)

Você precisa ser um membro de Rede Catalise para adicionar comentários!

Entrar em Rede Catalise

Às 17:51 em 8 junho 2017, kelly disse...


Olá, querido, bom dia, meu nome é kelly entre em contato comigo no meu e-mail particular aqui ok kellyzinger100@gmail.com

Às 12:45 em 26 abril 2017, Rodrigo Rodrigues de Freitas disse...

Legal Rafa, na medida do possível quero sim contribuir com essa rede. Como não tenho face, twiter, instagram, acho que consigo um tempo para participar dessa iniciativa ;)

Às 12:51 em 29 março 2017, Claudia Maria Carneiro Kahwage disse...

Caro, é um prazer este contato. como lhe escrevi anteriormente estou e ferias e em local  inaadequado para acesso a internet. na segunda a situção se normaliza e estarei em melhor condições de participação, saudações.

Às 11:50 em 28 março 2017, Helder Rigonatto Vechi disse...

Olá Rafael,

Ainda estou com dificuldade pra compreender o funcionamento dessa plataforma. Fala que pra eu entrar no grupo é necessário receber um link de convite mas não recebi esse link ou não estou encontrando. O que posso fazer?

Às 22:01 em 26 março 2013, Marcos Eichemberger Ummus disse...

Pedro, meu nome é Marcos e trabalho com mapas, geoprocessamento, sensoreamento remoto, essas coisas. Uma das áreas em que o geoprocessamento é muitíssimo utilizado é  logística. Posso te ajudar nisso, dando umas boas dicas ou trabalhando juntos mesmo. Qual é a sua cidade/região? Em que área da cidade você atua? Como é a distribuição temporal das coletas - em que dias você coleta em qual condomínio? Abraço!

Às 23:58 em 25 março 2013, Pedro Grandi disse...

Atualmente meu maior problema está na logística. Tenho uma Kombi furgão para carregar os materiais recicláveis que retiro dos condomínios e isso faz aumentar meu custo pois tenho q fazer mais viagens para carregar os bags (sacolas grandes). E com isso não consigo ampliar o número de condomínios e nem sair desta região em busca de uma região onde haja uma concentração maior de condomínios. Outra dificuldade está no depósito onde é feita a triagem dos materiais. Não consegui fazer a cobertura total para que os materiais não molhem. Como a receita é apertada, só consegui cobrir uma parte onde ficam os agentes de triagem para que não se molhem, mas o material fica na chuva depois de triado, o que acaba depreciando o material.

Às 13:28 em 6 dezembro 2012, Leila Aparecida Bomfim disse...

A ideia ficou ótima e muito clara Rafael. Muito boa também a estrutura das perguntas para as pessoas pensarem enquanto escrevem o projeto,  a partir da visão do problema. Quando bolamos aquelas ferramentas para o SPROJS  pensamos em iniciar com uma oficina em presença e depois continuar as aprendizagens à distância e fechar com uma oficina em presença.

Começamos primeiro alinhando os conceitos entre o Fernando e eu porque tínhamos visões diferentes e complementares,   depois veríamos como colocar isso em um ou mais blogs...Estamos no processo. 

 
 
 

© 2017   Criado por Rafael Ummus.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço